04 setembro 2016

O Hobbit, de J.R.R.Tolkien



Sinopse:
Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.


O livro narra a história de um jovem hobbit que gosta de tomar chá, fumar, arrumar a sua cara e de um bom desjejum. Além disso, morava sozinho e gostava muito da tranquilidade. Esse era Bilbo Bolseiro. Até que um dia, um mago chamado Gandalf, muito conhecido de seus pais e avós, aparece com um convite para uma aventura cheia de mistérios junto com ele e mais 13 anões.


O jovem Bolseiro não sabe o que pensar daquela ideia. Abandonar o conforto da sua casa e ir em busca de ouro que é vigiado pelo dragão mais temido da Montanha, não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. No dia seguinte, Bilbo recebe muitos anões animados e cheios de ideias para a aventura que está por vir. Sem demora, o hobbit se ver, sem muitos pertences, indo em direção à perigos da Floresta com uma turma cheia de cantorias.

Mal sabem eles que precisarão enfrentar Orcs, Elfos, Wargs e Aranhas Gigantes, e que se tornariam amigos de Águias. As dificuldades ao longo da aventura são grandes, mas Tolkien (o autor) acaba deixando tudo de uma forma que nos prende a atenção nos melhores momentos.

Demorei a ler esse livro mais do que eu imaginava, pensei que o leria mais rápido. Mas acredito que seja porque é um livro com muita narração e poucos diálogos. Outro fato do livro que é bem diferente é que a história é narrada por um Narrador Observador e que, às vezes, conversa com os leitores.


O que mais gostei na história foi a evolução de Bilbo ao longo da narrativa. No início, os anões não entendiam porque Bolseiro estava naquela missão, mas com o passar do tempo e das dificuldades o hobbit foi provando o seu valor, a sua inteligência e o seu melhor lado ladrão. No final, os anões reconheceram o quão foi importante a presença de jovem Bolseiro nessa viagem.

Depois desta história fiquei com muita vontade de ler Senhor dos Anéis, que de alguma forma é a continuação dessa história incrível. Quem já leu? Deixe aqui nos comentários o que achou do livro se você já leu, ou se tem vontade de ler tá? Beijinhos

ISBN: 9780582186552
Gênero: Fantasia
Páginas: 296
Minha avaliação: ★★★★

3 comentários:

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.