08 fevereiro 2017

Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral, de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler)


SINOPSE: Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantes pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"...                                    Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado.

Aventura| Infanto Juvenil| 180 páginas | Classificação: 5/5


Olá Excelentíssimos, 

Já conversei com vocês sobre o 1º, 2º e 3º livros dessa fantástica série de livros 13 volumes que conta uma história sobre três órfãos que perderam seus pais em um terrível incêndio. Por isso, pode conter SPOILER dos livros passados nessa resenha.

Para ler a resenha do LIVRO 1, clique AQUI!
Para ler a resenha do LIVRO 2, clique AQUI!
Para ler a resenha do LIVRO 3, clique AQUI!

Vamos lá para mais aventuras dos Baudelaires, ou seria melhor dizer desventuras? A história começa com os órfãos chegando a uma cidadezinha chamada Paltryville. Seu novo tutor é dono de uma fábrica onde os órfãos serão obrigados a trabalhar e morar, além disso as crianças precisam chamá-lo de Senhor, que é como todos os funcionários o chamam. Senhor é fumante e vive com uma nuvem de fumaça no rosto, algo que impedem as crianças de ver seu verdadeiro rosto. Ele paga todos os funcionários com cupons de desconto que, na realidade não tem muita utilidade.


Nesse livro as coisas só pioram, acredito que as crianças passam pelas piores situações e infortúnios. Elas precisam enfrentar obstáculos como: um capataz severo e maldoso, uma secretária muito estranha, uma hipnotizadora disfarçada de oftalmologista, chicletes como almoço e precisam lidar com máquinas pesadas para realizar os trabalhos da fábrica.

Em uma dessas situações, Klaus quebra seus óculos e precisa se consultar com uma oftamologista muito suspeita em um consultório em formato de olho, como a tatuagem do Conde Olaf. Klaus volta de lá muito estranho e preocupa suas irmãs. Elas querem saber o que aconteceu, mas, infelizmente, ele não lembra de nada. O que será que aconteceu com o nosso leitor favorito?


Gostei muito dessa história, apesar de achar bem triste. Eu não sei como esses irmãos aguentam, eu realmente espero que algo melhore para eles e que eles encontrem melhores tutores.

Beijinhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.