21 abril 2016

Arte Urbana na cidade de Fortaleza


Essa imagem é um filtro de papel tema da I semana de arte urbana de Fortaleza

Oláaaa gente linda!!! Tudo bom? Que saudade de escrever para vocês. Semana passada eu fiquei em falta mas nesta semana tem muita coisa especial, inclusive hoje! O tema de hoje é um pouco diferente, mas incrivelmente legal. Vou falar sobre a arte urbana da minha cidade e essa postagem faz parte do projeto Clube de Cartas. Espero que gostem!

Fortaleza, diferentemente de São Paulo, não é uma cidade muito voltada para a arte urbana, é bastante raro vermos artes de grafites nas ruas da cidade. Quando encontramos uma arte, ficamos encantados com a magia que pode ter em uma simples imagem.


Quando eu estava pesquisando para fazer essa postagem, não encontrei muitas fotos, pela escassez  desse tipo de arte, mas algumas são bem interessantes e vale a pena ser mostradas.

"Eva"

Essa primeira arte se chama "Eva" dos artistas cearenses do Acidum Project (nome do grupo). Esse mural foi uma das três artes cearenses elegida pelo Street Art Brasil, um dos melhores murais do Brasil produzidas em 2015.

"Eva" tem 25 metros de largura e 11 de altura, e está localizado na Av. Domingos Olímpio. O painel foi preparado pelo casal responsável pelo projeto, Robézio Marqs e Tereza Dequinta, para compôr a Exposição Acidum Project no Espaço Cultural Correios.

 "Nesse caso, a arte está inserida no chão, está dentro da paisagem, e por isso seu impacto é bem maior. Aqui, o pedestre, o passante, o carro, estão quase dentro do nosso trabalho", explica Robézio.



"Cabidela"
Outra arte de destaque para a nossa cidade que foi elegida pelo Street Art Brasil é o "Cabidela". O mural ficava na Rua Senador Almir Pinto (centro de Fortaleza) e foi pintado pelo pernambucano Bozó Bacamarte durante a 3ª edição do Além da Rua, promovido pelos criadores do Acidum.

Fredone - Fortaleza

O 3º mural elegido para o Street Art Brasil foi o do Fredone, um artista urbano do Espírito Santo em parceria com o espanhol SpiderTag. A arte foi pintado pela dupla na Barra do Ceará durante o 2º Festival Concreto.




Esse é um grafite que está nas paredes do viaduto da Via Expressa. Feita por Douglas Vasconcelos e Bruno Ribeiro essa obra tem o intuito de dar uma nova estética à estrutura que uma das vias de principal acesso para a Avenida Dom Luís.


E, por fim, vou falar sobre esse projeto incrível que existe aqui em Fortaleza. Grafados nas ruas  e em diversos cantos da cidade estão escritas frases de amor, pensamentos, palavras de motivação.


A intenção do artista urbano cearense Felipe Yarzon é trazer um pouco de HUMANIDADE em meio a tanta URBANIDADE

Esse trabalho de Felipe começou como parte da profissão e aos poucos foi se transformando em prazer. Desencadear um diálogo com a população e voltar a atenção do fortalezense com a sua própria cidade também faz parte das propostas do artista.


Numa entrevista para o Diário do Nordeste (jornal local), Felipe diz que não tem talento para desenhar e, por isso, começou a investir na arte urbana através das palavras. Para o artista não importa qual a forma que a arte é expressa, todo tipo de arte urbana tem a mesma importância.



Gente, amo andar pela cidade e encontrar essas frases tão lindas e que, no pouco, expressa muito. É incrível ver que cada cidade tem seu tipo de arte cultural própria e essa é a nossa.

Espero que tenham gostado. Um beijo no coração de cada leitor(a)!!!
Gabi Farias


14 comentários:

  1. Gabi, quanta coisa linda :) Confesso que adoro essas frases de ruas. Elas falam com a gente. Aliás, conhece aquele projeto ruas que falam? Dá uma pesquisada depois... São frases espalhadas por vários cantos do mundo. Adorei saber mais sobre a arte urbana em Fortaleza :)

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hida!! Não conheço esse projeto, mas prometo que vou pesquisar mais sobre. Imagino que seja bem legal e interessante!! O prazer foi todo meu divulgar um pouquinho sobre a arte da minha cidade!! Beijos.

      Excluir
  2. Gabi que coisas mais lindas!!!!!!
    Gente eu amo isso demais, pena que não tem aqui em minha cidade.
    Não sei te dizer qual gostei mais, mas digo que se fosse eu a fazer os desenhos, meu estilo seria igual aos dos meninos Douglas Vasconcelos e Bruno Ribeiro. Lindo demais, parabéns!!!!!
    Um beijo!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Monika, o trabalho do Douglas e do bruno retrata muito bem a realidade da cidade e eu também gosto muito!! Grata pelo carinho!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Gabi, adorei o post!
    Nos faz ver que muitas vezes andamos pela cidade e nem notamos as sutilezas que tem pelas ruas...
    Parabéns pelo post e pela cidade maravilhosa, que não é o Rio, mas você entendeu rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKkkkkk Entendi siim!! :D
      Realmente é difícil prestarmos atenção. A correria da vida muitas vezes nos cegam!!
      Grata pelo carinho!! Beijo grande!

      Excluir
  5. Olá, Gabi! Estive em Fortaleza no ano passado e me encantei com a cidade. Infelizmente ficaram muitos lugares sem conhecer, mas é uma cidade que me encantou com o puco que vi. Amei conhecer um pouco desta arte urbana, que tantas vezes no passa desapercebida. Um beijo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha conhecido essa cidade pequena e tão grande ao mesmo tempo!! Te convido a vir outras vezes e conhecer mais lugares incríveis!! Beijos!

      Excluir
  6. Olá Gabi! Que legal conhecer um pouco mais da tua cidade através dessas lindezas. As frases são as melhores, gostei muito! Aqui na cidade onde mora não encontramos dessas coisas, e pensando nisso, até me empolguei a pensar em algo... Mas eu estou sempre por São Paulo e lá isso é muito presente e enchem os olhos e o coração.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!! Te incentivo a fazer alguma coisa pela tua cidade! As pessoas costumam confundir muito a arte com pichação e quanto mais pessoas lutando pela causa melhor. Beijo grande!!

      Excluir
  7. Olaaa!
    Ai que surpressa um blog sobre a Arte Urbana da minha querida cidade Fortaleza! Gostei do seu blog e já estou te seguindo te convido a visitar o meu e quem sabe seguir também!

    https://livroseemocoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi gabi, nossa a arte da mesmo um brilho e um colorido a mais no mundo preto e branco de hoje em dia. Gostaria que aqui tivesse mais artes como estas, mas a cidade é pequena então n tem muito disso. Post maravilhoso parabéns. 😌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Biiah!! Mas quanto mais for falado sobre isso pode ser que a mente das pessoas abra para esse tipo de arte! Espero um dia passar por sua cidade e ver uma arte urbana incrível. Um beijo!!

      Excluir

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.