28 janeiro 2017

LISTA: QUAIS SÃO OS MELHORES LIVROS DA SUA VIDA?



E aí, pipou. Bom, resolvi trazer aqui no blog uma lista dos "Melhores livros da minha vida", claro, aproveitando para fazer à vocês algumas indicações também. Confesso que foi difícil escolher quais colocar nessa primeira lista, por isso, se vocês gostarem eu trago uma parte 2. Enfim, hoje eu resolvi lista os 8 melhores, aliás, 8 livros que me marcaram como pessoa e como leitor.





  • A ESTRELA QUE NUNCA VAI SE APAGAR (vulgo livro mais lindo e triste que você vai ler na sua vida inteira) conta a história de Esther Earl, aliás, mostra um pouco pra gente da sua história, através de cartas, diários, fotos, sabemos um pouco sobre a garota que acabou sendo diagnosticada com câncer na tireoide com seus dois 13 anos de idade. Ela, Esther, inspirou John Green (de quem era grande fã) à escrever A Culpa é das estrelas. Acho que foi um dos livros que me fez parar e realmente pensar: "Tem tanta gente lutando pra sobreviver e eu aqui, reclamando da minha vida..." É preciso ser lido, relido, e indicado. Por favor, leiam e entendam o que estou falando.
  • O LADO BOM DA VIDA. Romance escrito por Matthew Quick (inclusive o único livro dele que realmente vale a pena) conta a história de Pat ou Patrick que acaba de sair de uma clínica de reabilitação após matar o amante de sua mulher, automaticamente, ela o deixa e ele acaba não só perdendo a esposa, mas também o emprego, a confiança de seus pais e a confiança em si próprio, e tudo isso pode mudar quando ele conhece Tifanny, um garota problemática que pode entende-lo muito melhor que qualquer outra pessoa. É o tipo de Romance que te surpreende, principalmente quando o tema é "reconstruir a sua vida". É bem interessante, bem escrito e os personagens são fascinantes. E te marca, do começo ao fim.
  • EXTRAORDINÁRIO. August nasceu com uma deformidade facial, por isso, com a intenção de protege-lo, seus pais nunca o mandaram para a escola, mas isso está prestes a mudar. Chegando ao quinta ano, o garoto vai ter que mostrar que apesar de não parecer, ele é igual a todo mundo. Temos várias visões, não só a do garoto. Sua irmã, o namorado dela, os amigos do menino, o que eles pensam, enfim, tudo é relatado neste livro, o nos faz ver o quão é interessante aceitar o outro independente de qualquer coisa, é um livro lindo, choroso e uma boa lição de moral pra muita gente que "Julga o livro pela capa."
  • HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. Quem não conhece Harry Potter? Bom, se você não conhece, qual o nome da bolha que você tá vivendo? Minha experiência com esse mundo é BEM recente (esse ano para ser mais exato) e olha, para quem falava tão mal de quem era fã, eu paguei a língua bonito. Assisti a todos os filmes, mas só li o primeiro livro, e sim, já posso dizer que ele é um dos melhores da vida, sabe porque? Porque vai além do Mundo Mágico de Hogwarts, Harry, esse garoto órfão tão maltratado, nos mostra o quão a amizade é mais preciosa, e que jamais devemos desistir daquilo que queremos. Forte, bem escrito, um mundo um tanto quanto interessante, enfim, é um prato cheio para TODOS os públicos. (Farei uma resenha e falarei melhor sobre ele depois.)





  • O ENIGMA DE IRACEMA. Foi o primeiro livro que me fez criar interesse pela leitura, nossa, me lembro de não conseguir apagar a luz pra dormir enquanto não soubesse o fim dessa história (Queria ressaltar também que foi o único livro da escola que eu realmente li.) A história gira em torno de um mistério que começa com um corpo achado na praia, a partir daí, um verdadeiro enigma começa e Bira, o turista, junto com Nando, não irão descansar até descobrir o real motivo de tudo acontecer. Apesar dos protagonistas serem crianças, a história é bem madura e se passa aqui em Fortaleza (Minha terra), o que deixa ainda muito melhor. É uma história intensa que deixa muito Harlan Corben no chinelo. (Claro, na minha humilde opinião.)
  • UMA SEXTA FEIRA MUITO LOUCA. Uma mãe e uma filha acordam no corpo da outra, isso mesmo, a mãe vira filha e a filha vira mãe. Pois é, a partir daí boas doses de risadas e muitas confusões vão acontecer. É um livro bem bobinho, mas eu me lembro de rir bastante e pegar um gosto real por comédia (até então eu era gótico, trevoso e só queria ler mistério, horror, essas coisas) apesar da trama meio "clichê" é um bom livro para quem gosta de coisas leves e rápidas de serem lidas.
  • O ÚLTIMO ADEUS. Quem diria que um livro iria me fazer chorar por horas como esse fez? Bom, Cynthia Hand teve esse dom. Lex acabou de perder o irmão após o mesmo se suicidar e é aí que ela, através de um diário que faz para o terapeuta, mostra como recomeçar depois de ver o mundo ao seu redor desabar. É mais uma história sobre recomeços? Não, é além disso, é sobre cair e levantar, porque olha, ela têm altos e baixos (mais baixo que altos) e consegue ver a luz no fim do túnel como ninguém. O livro é leve, mas com uma história pesada e o final, meu Deus, o final é de você chorar, chorar e ter vontade de continuar lendo sem ter o que realmente ler.
  • DONNIE DARKO. Bom, eis aqui um livro que passa longe da comédia, do romance, do drama... Donnie Darko é mais que isso, é totalmente inexplicável. Bom, eu tentarei dar o máximo de mim para conseguir contar um pouco. Donnie é um garoto normal, com uma vida aparentemente normal, até que ele começa a ter visões de um coelho que o arrasta para fora de casa justamente quando um avião cai em seu telhado. Além disso, o tal coelho bizarro diz a ele que o mundo vai acabar em 1 mês, e o obriga a fazer coisas horríveis e humilhantes com as pessoas ao seu redor. Quando eu digo que o livro é inexplicável, digo isso porque a sinopse simples não é de longe metade do livro/filme, você com certeza não vai entender de primeira e terá que criar 2083393 teorias para conseguir sair do nó que Donnie Darko faz em sua cabeça.
E vocês já leram algum desses? Me digam o que acharam e se querem mais.

Beijão, Marcelo. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.