08 novembro 2016

Resenha: Azeitona, de Bruno Miranda




Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que serão pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. O fato de que eles não são um casal e nem têm planos de ter um bebê parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas para quem acredita que é fácil inventar a própria história. 
Jovem Adulto | 352 Páginas | Classificação: 5/5 





Quando descobri que o youtuber Bruno Miranda (youtube.com/bubarim) iria lançar um livro, fiquei um tanto quanto ansioso, primeiro por acompanha-lo bastante e gostar do humor irônico, simples e leve dele, e segundo por estar cada vez mais adepto à ler livros de romance, com histórias leves, engraçadas, principalmente que não exijam grande esforço seu para entender a história... Azeitona têm todas essas características. 

Ian mora somente com a sua irmã Íris, já que a mãe acabou morrendo por conta de uma doença e o pai no meio dessa turbulência, preferiu deixar os filhos por eles mesmos... O menino sempre ajuda como pode a irmã que é uma organizadora de festas pequenas, e o companheirismo é evidente, já que cada um cuida do outro de uma forma carinhosa e com muito amor envolvido. 
Logo no começo, ao ir à um consultório com sua irmã que está grávida (sim, além de tudo ela vai ter um bebê), ele acaba conhecendo a produtora de um reality show chamado Novos Pais, Catarina, acaba se enganando, pensando que Ian está acompanhando uma namorada e não sua irmã, e ele ao saber o valor do cachê, continua essa mentira e acaba criando uma bola de neve interminável...

Para que dê certo o plano,ele acaba envolvendo Emília, uma garota que ele mal conhece, mas já vai ter que considerar bastante, pois é sua nova namorada "de mentirinha" e nova mãe do seu filho, que nem existe... Emília, ao saber que com o valor que receberá da participação,poderá sair de casa e fugir da relação complicada com a mãe, aceita e entra nessa ideia um tanto quando louca. Ah! E mais um detalhe: Ela têm um namorado, e o cara não é nada amigável.



Sabe aquele negócio de contar uma mentirinha e logo depois se ver em uma série de mentiras? Várias... Pois é, isso que vai acontecer. A história de Azeitona é algo totalmente surreal, e bem louca, porque quando tudo é pra dar errado, dá. É a lei de Murphy: "Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível.", enfim, tudo pode dar errado.
O humor de Bruno foi levado para esse romance, e como eu já imaginava, consegui rir bastante em diversos momentos. É um livro leve, engraçado, que flui bastante e tem uma escrita maravilhosa para um autor que é estreante. Só tenho a indicar, e pedir que leiam esse livro, por favor!


E aí, estão curiosos? 
Beijão, até a próxima! 

2 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro e já conheço a escritora, acho a escrita dela bem dinâmica. ♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir

arrows0d7e3.png arrow9ae45.png construction3263b.png
© Leitura por Excelência | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.